Filmes que trazem reflexões sobre a velhice revelam, com sensibilidade e profundidade, as nuances dessa fase da vida. Abordando temas como memórias, perdas, conexões, e recomeços, essas histórias nos emocionam e nos convidam a reflexão. Exploram os desafios enfrentados com o passar dos anos, mas também destacam a sabedoria, a força e o valor das experiências acumuladas. Ao mergulhar nas realidades de personagens mais velhos, esses filmes nos convidam a questionar a própria noção de envelhecer. Nos fazem enxergar a velhice como uma etapa plena de significado e riqueza emocional. Cada narrativa ilumina aspectos únicos dessa jornada,! Ajudando-nos a ver que o envelhecimento não é apenas um processo de despedida, mas uma oportunidade para novas formas de descoberta e crescimento pessoal.
pega a pipoca e vamos lá!
O que nós fizemos no nosso feriado – Com o objetivo de comemorar o aniversário de 75 anos do avô, uma família resolve viajar até as planícies da Escócia. A saga de um casal prestes a se divorciar, que tenta esconder a situação do aniversariante Gordie, que está doente. O filme trata sobre velhice, divórcio, depressão, morte… tornando essa pequena obra num filme divertidamente triste
Minhas tardes com Margueritte – Conta a história de uma amizade inusitada entre um cinquentão com um bloqueio intelectual e uma idosa amante de literatura. Quando Margueritte faz com que as páginas de um livro se abram novamente para Germain, o reencontro com o universo das letras amplia seus horizontes e o faz lidar com seus limites. A amizade que surge do prazer de viver dela e de aprender dele é inesquecível.
Grace e Frankie – série original Netflix -Duas idosas ficam chocadas quando os maridos pedem o divórcio. Mas elas ficam ainda mais surpresas quando descobrem o motivo. Aborda homossexualidade, etarismo e amizade por uma nova perspectiva. Está na sexta temporada.
O método Kominsky – série original Netflix. O professor Sandy Kominsky e seu melhor amigo Norman Newlander enfrentam as alegrias e tristezas da velhice com muito bom humor. Abordando temas sobre o processo de envelhecimento masculino e suas diversas problemáticas: viuvez, diminuição da libido sexual, relações intergeracionais e o peso de “ser velho” para a sociedade. A série está na segunda temporada.
Ruth e Alex: Um filme muito emocionante sobre se desfazer de espaços que vivemos a vida toda. O casal decide vender a casa que viveram praticamente a vida toda de casados, porém, depois que eles decidem vender, começam a se perguntar se é isso mesmo que vale a pena. O filme possui uma linda reflexão sobre significados e sobre o luto dos finais.
E se vivêssemos todos juntos? – Retrata a decisão de cinco amigos com mais de 75 anos preocupados com os problemas típicos da velhice e que resolvem morar juntos. O inusitado projeto de vida proporciona novas perspectivas, desafios e uma convivência com muitas lembranças da amizade. O cotidiano do grupo chama a atenção de um estudante de antropologia que resolve escrever uma tese sobre a experiência.
A última lição: filme intenso e cheio de gatilhos. Conta a história de uma mulher idosa que decide o dia exato em que irá morrer. Uma reflexão sobre a importância de permitirmos que a pessoa idosa seja ela mesma, mesmo que isso possa ir contra alguns pensamentos.
Tomates verdes fritos: Evelyn é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que afoga suas mágoas comendo doces. Ed, o marido, quase não nota a sua existência. Tem por hábito, visitar uma tia no hospital e Evelyn faz uma amizade inusitada. Essa amizade trás uma nova perspectiva através de contos do seu passado dando a Evelyn confiança para mudar sua própria vida para melhor.
Despedida em grande estilo– conta a história de três idosos, amigos e ex-funcionários de uma companhia que, ao encerrar suas operações no país, deixa de pagar as pensões aos antigos funcionários. Sem opção, resolvem roubar o banco. Filme para quem precisa urgentemente encarar a própria idade de um jeito mais leve e relaxado.
Cocoon: Aposentados que vivem em um asilo ganham um novo sopro de vida ao descobrir uma fonte da juventude. De repente, os idosos têm mais energia para ir a boates e ficar acordados até tarde da noite. Eles não sabem que extraterrestres estão por trás desse fenômeno. Quando descobrem a origem da fonte da juventude, um dilema moral surge na vida deles.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.AceitarRecusarPolítica de privacidade