Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Guia Completo do Kombuchá: O Que é, Como Fazer e Seus Benefícios

O kombuchá é uma bebida milenar de origem chinesa feita à base de chá verde ou preto. Embora às vezes seja chamado de chá de cogumelo, ele não é feito com fungos. Esse “cogumelo” na verdade é uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras, conhecida como SCOBY. Assim, quando adicionado ao chá doce e fermentado, ele cria bactérias saudáveis transformando-se em uma bebida funcional e probiótica.

Embora relativamente novo nos mercados modernos (em meados de 1990), o kombuchá existe há mais de 2.000 anos. Conforme registros, sua primeira fabricação foi na China em 221 a.c., e se espalhou posteriormente para o Japão e a Rússia. Contudo, tornou-se popular na Europa no início do século XX.

Leia também: Saiba tudo sobre a dieta cetogênica

Kombuchá é bom para você?

Esse chá fermentado pode proporcionar uma variedade de benefícios à saúde, pois contém vitaminas, minerais e antioxidantes — compostos que podem proteger suas células de danos. Além disso, ele não contém gordura ou colesterol e é baixo em sódio, sendo ainda rica em probióticos, que são bactérias boas que melhoram a saúde intestinal e o sistema imunológico.

Sua composição melhora a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes,  ajuda a livrar seu corpo de toxinas, aumenta os níveis de energia, além da recuperação da flora intestinal. Além disso, há alegações de que o kombuchá ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, ajuda a perder peso e controla a pressão alta. Contudo, os cientistas continuam buscando evidências para respaldar essas alegações.

O kombucha é seguro?

Quando devidamente preparado, o kombuchá é considerado seguro, tendo a recomendação diária de de 300ml. Podendo ser um excelente substituto para refrigerantes, e a porção indicada corresponde a mais ou menos 40 kcal.  Porém, os especialistas aconselham mulheres grávidas e crianças pequenas a não ingeri-lo por conta da presença do álcool e cafeína. Contudo, vale ressaltar que trata-se de uma quantidade muito pequena tanto de álcool (0,5%) quanto de cafeína (15mlg).

Podendo ser comprado em loja, pode durar em um recipiente hermético na geladeira até uma semana após aberto. Depois desse tempo, ele pode perder a sua efervescência e valor nutricional. Além disso é necessário prestar atenção nos indícios de que o seu Kombuchá, possa estar estragado. Entre os principais está o cheiro e gosto de vinagre, e pode parecer turvo e viscoso, devendo ser imediatamente descartado.

Composição presentes no Kombuchá

O kombuchá é uma bebida milenar de origem chinesa

O kombuchá ficou famoso pois é rico em uma variedade de vitaminas do complexo B e C, aminoácidos e minerais, cada um desempenhando um papel fundamental no organismo.

1.Vitaminas do complexo B: As vitaminas B encontradas no kombuchá, são a B1, B2, B3, B6 ​​e B12, possuindo várias funções no organismo, como:

  • Produção de energia
  • Manutenção da saúde do sistema nervoso, pele, cabelos e intestino
  • Prevenção de anemia
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Combate de radicais livres
  • Combate de sintomas como cansaço, inflamações e alergias de pele
  • Prevenção de doenças congênitas e crônicas, como cardiovascular
  • Diminuição dos níveis de colesterol

2.Vitamina C: um nutriente poderoso e muito respeitado na indústria de cuidados com o corpo, possui várias funções no organismo, entre elas:

  • Fortalecer o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças como gripes e resfriados
  • Produzir colágeno, uma proteína que dá elasticidade e resistência à pele, ossos, tendões, articulações e músculos
  • Formar tecidos no corpo humano, como vasos sanguíneos, cartilagens, músculos e ossos
  • Combater os radicais livres, que desaceleram o processo de cicatrização
  • Diminuir os sintomas de ansiedade e fadiga, suprimindo a produção do cortisol, o hormônio do estresse
  • Auxiliar na produção de carnitina, que transporta gorduras para serem transformadas em energia nas células
  • Ajuda as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias
  • desempenha um papel fundamental na melhora da hidratação e elasticidade da pele.
  • Potente antioxidante ajudando a neutralizar radicais livres e moléculas instáveis ​​que podem danificar as células e levar ao envelhecimento prematuro.

3.Aminoácidos: A presença de aminoácidos no kombucha, derivados das folhas de chá e do processo de fermentação, acrescenta às suas propriedades benéficas para o organismo, sendo importantes para:

  • Formar proteínas, como colágeno e elastina
  • Contribuir para o desenvolvimento cerebral, celular e ósseo
  • Construir e fortalecer tecidos musculares
  • Manter o sistema imunológico
  • Auxiliar na reparação das fibras musculares
  • Evitar a fadiga muscular
  • Reduzir a ansiedade
  • Melhorar o humor e o sono
  • Aumentar a produção de proteínas musculares
  • Fortalecer o sistema imunológico

4. Minerais : os minerais são importantes para o organismo porque são nutrientes que desempenham funções reguladoras e plásticas no corpo. Portanto, são tão importantes quanto as vitaminas e são necessários para o funcionamento normal das células. No Kombuchá encontramos Zinco, Cobre, Selênio, Magnésio, Ferro.

Como fazer em casa

Em sua forma básica, o kombuchá é descrito como tendo um sabor levemente doce e avinagrado ou picante. Sendo assim frequentemente aromatizado com frutas, mel ou açúcar. Por sua vez, a fermentação dá a sua efervescência, que você pode achar refrescante. Assim, é possível encontrar bebidas de kombuchá produzidas comercialmente e podem ser compradas em vários estabelecimentos e online. Também pode ser feito em casa,  adquirindo o kit completo em lojas especializadas em alimentos naturais.

Os ingredientes básicos do kombucha são fermento, açúcar e chá. Essa mistura é reservada por uma semana ou mais. Durante esse tempo, bactérias e ácidos se formam na bebida, assim como uma pequena quantidade de álcool (Os níveis de álcool são tipicamente abaixo de 0,5%.). Assim, esse processo é conhecido como fermentação, e é similar a como o repolho é preservado como chucrute ou kimchi ou como o leite é transformado em iogurte.

O kombuchá requer bactérias e leveduras para iniciar o processo químico de fermentação, o que lhe dá sabor e nutrição. A relação mutuamente benéfica — ou simbiótica — é formada quando a levedura quebra o açúcar adicionado ao chá, que, por sua vez, alimenta as bactérias que criam ácido na forma de vinagre. Quando o SCOBY é adicionado ao chá doce, ele forma uma película ou substância esponjosa e gelatinosa na parte superior. É por isso que ele é frequentemente chamado de cogumelo, embora não seja um fungo.

Receita básica

esterilize bem os recipientes e evite contaminação

Você precisa de um SCOBY para começar seu primeiro lote de kombucha caseiro. Você pode salvar o SCOBY e usá-lo para futuros lotes de kombucha.

  • ¼ xícara de chá verde ou preto solto em saquinhos de malha ou 4-8 saquinhos de chá
  • 1 galão de água filtrada
  • 1 xícara de açúcar de cana
  • 1-2 xícaras de líquido inicial de kombucha (geralmente vem com seu SCOBY ou pode ser comprado)
  • 1 SCOBY

Primeiramente, adicione chá preto ou verde à água fervente. Misture o açúcar. Remova as folhas de chá ou os saquinhos de chá após aproximadamente 10 minutos. Deixe o chá esfriar até a temperatura ambiente antes de despejá-lo em um recipiente grande de vidro ou aço inoxidável e adicionar o SCOBY. Você também pode adicionar um pouco de vinagre e outros aromas, como purê de frutas, especiarias ou ervas. Cubra a abertura do frasco com um pano de queijo ou um filtro de café e prenda com um elástico para evitar contaminação.

Após concluir a primeira etapa, é necessário que deixe fermentar em temperatura ambiente por 7 a 10 dias. Guarde pelo menos 1 a 2 xícaras para usar como líquido inicial para seu próximo lote e, em seguida, leve o restante à geladeira para interromper a fermentação. Contudo se a fermentação continuar por mais de 10 dias, sua bebida pode virar vinagre.

Observação: para evitar contaminação por mofo ou bactérias nocivas que podem causar doenças, sempre lave bem as mãos e esterilize qualquer recipiente que você usar para preparar ou armazenar kombuchá.

Riscos

Ademais, fazer em casa, envolve deixar bactérias crescerem em um líquido que você vai beber. Essas bactérias são saudáveis, mas se não forem preparadas corretamente, podem se tornar nocivas.  É preciso manter tudo bem higienizado, usar luvas, touca e recipientes de vidro, aço inoxidável ou plástico. Como a kombuchá não é pasteurizada e contém uma mistura de diferentes tipos de bactérias e leveduras, ela pode promover o crescimento de bactérias oportunistas que podem causar infecções em certas pessoas. Há registros de doenças e pelo menos uma morte de pessoas que beberam ele contaminado.   Os relatos foram problemas de fígado, acidose láctea, reações alérgicas, dores de cabeça e náuseas . Contudo, ressalto que esses relatos foram das preparações feitas em casa. Mas você pode encontrá-la no mercado!

Inegavelmente, kombuchá é mais do que uma bebida; é uma fonte de saúde e um símbolo da busca por um estilo de vida mais equilibrado e natural. Surpreendentemente rico em probióticos, vitaminas e antioxidantes, ele oferece benefícios que vão desde a melhora da digestão até o fortalecimento da imunidade. Portanto, seja comprado pronto ou preparado em casa, o kombuchá é uma opção saborosa e refrescante para quem deseja cuidar do corpo de forma simples e consciente. Portanto ao incluir essa bebida milenar na sua rotina, você não só amplia o repertório de sabores, mas também aposta em um bem-estar mais profundo e duradouro. Então, que tal experimentar o kombuchá e sentir na prática os seus efeitos revigorantes?

Experimenta e vem me contar o que achou!

 

Elane Lima

Publicitária, produtora de conteúdo, empreendedora

Elane Lima

Publicitária, produtora de conteúdo, empreendedora

Posts Relacionados

Copyright© 2024 Viva 40 Mais. Todos os direitos reservados.